Histórico

A história da Chácara Cristalina se confunde com a da criação da Colônia Witmarsum, onde a se localiza a propriedade. A colônia foi fundada em 1952 quando migrantes de origem menonita compraram a fazenda Cancela, que compreendia uma área de 7.800 hectares. A fazenda foi fracionada em 128 chácaras, de 50 a 100 hectares. A Chácara Cristalina era uma destas 128. Desde a fundação da Colônia Witmarsum, na década de 50, a sua base econômica é proveniente das atividades agropecuárias, principalmente da pecuária leiteira. O processamento do leite foi iniciado já nos primórdios da colônia, sendo a primeira usina criada em 1961, com foco na produção de queijos, nata, manteiga e comercialização de leite in natura.

Os Krüger foram umas das primeiras famílias a se fixar na colônia, provenientes do Município de Witmarsum, em Santa Catarina, eram de origem germânica. O patriarca, avô do atual gestor da propriedade, trouxe seu conhecimento em produção de leite, e era conhecido pelo melhoramento genético que realizava no rebanho. Logo o Sr. Peter Krüger, tornou-se referência em qualidade de bovinos holandeses e começou a comercializar reprodutores. Seguindo esta trilha, Heinrich Krüger, filho de Peter, manteve os conhecimentos e ampliou o rebanho.

Já Egon Krüger, primeira geração dos Krüger nascido na Colônia, e neto de Peter, buscou excelência no rebanho. Utilizando seus conhecimentos adquiridos como técnico agrícola, banhada na imensa experiência da vivência da rotina diária de manejo de gado de leite, aliada a expertise acumulada de seus ancestrais, ele colocou o rebanho em destaque nacional.

A atual propriedade foi batizada em homenagem a uma das vacas que se tornou referência em genética animal. Cristalina, da Chácara Krüger, nasceu em 1984, sempre foi um animal que se destacou na propriedade. Já no primeiro parto apresentava ótima conformação leiteira. Tornou-se a primeira novilha a passar dos 10.000 litros no primeiro parto na Chácara Cristalina.

Na classificação para tipo recebeu B+82 pontos, naquela época, poucos criadores de elite conseguiam esta classificação em uma vaca adulta, menos ainda em novilha de primeiro parto. Seu histórico foi de 4 filhas todas seguindo o padrão da mãe, e também destaques de pista. Três delas campeãs nas categorias que disputaram! Hoje mesmo após mais de cinco gerações a Cristalina ainda imprime, devido a seus genes, a suas altas lactações em seus descendentes. Devido a este potencial, a Chácara antes batizada por Krüger no início da formação da Colônia Witmarsum, foi renomeada para Chácara Cristalina, em homenagem a este grande animal. Hoje a Chácara Cristalina é a base física da Cristal Genetics!

Acumulando prêmios há décadas, o rebanho da Chácara Cristalina possui reconhecimento pelo potencial genético de seus animais. De lá que saiu a vaca com a maior classificação linear nacional, com o animal Chácara Cristalina Gelada Alvin EX 95, que produziu 80.098 kg de leite, 2.785 kg de gordura e 2.628 kg de proteína. Antes dessa classificação para tipo, concedida à Gelada, apenas fêmeas estrangeiras eram portadores do EX 95.